Barroso, 18 de Novembro de 2017 :: 32 visitantes online.

Bairro do Rosário recebeu o Exército contra o Aedes aegypti

Publicado em 09/11/2017 16:29:35

Confira o vídeo do 2º Mutirão contra o Aedes aegypti

Nesta quinta-feira (09), realizamos o mutirão contra a dengue no bairro do Rosário e no Agrião. Ao longo da semana, os Agendes de Endemias e Agentes de Saúde visitaram o bairro e mobilizaram os moradores, orientando sobre a separação dos materiais recicláveis, a eliminação dos criadouros do mosquito Aedes aegypti e também sobre a manutenção da limpeza do bairro. Os professores também fizeram esse trabalho com os alunos nas escolas, comunicando sobre a realização do trabalho.

No mutirão, foram realizados os trabalhos de capina, roçada, varrição, rastelamento, recolhimento de lixo e entulho, eliminação dos criadouros e recolhimento dos materiais recicláveis, esse último feito pela Ascab. Os Agentes de Endemias e Agentes de Saúde também continuaram o trabalho de conscientização dos moradores, visitando as casas.

A conscientização e colaboração da comunidade é fundamental para o combate ao Aedes aegypti, uma vez que muitas pessoas descartam seu lixo de forma errada, fazendo criadouros para o transmissor da Dengue, Febre Amarela, Chikungunya e Zika.

Foram encontrados diversos criadouros, que podem ser evitados pela simples ação de descartar o lixo corretamente e não acumular entulho e lixo em terrenos baldios.

Abaixo, confira alguns cuidados simples que evitam a transmissão:

# Mantenha a casa limpa e sem água parada para evitar os possíveis criadouros: nada de manter pratinhos de plantas com água, garrafas pet ou qualquer objeto que facilite o acúmulo de água;
# Dê um cuidado especial ao armazenamento e destinação do lixo. Jamais descarte qualquer outro material que possa acumular água no quintal de casa, no quintal de vizinhos, na rua ou em lotes vagos. Latas, caixas de leite e similares, é recomendável retirar o fundo para descartar;
# Mantenha as calhas livres de entupimentos para evitar represamento de água nas mesmas;
# Mantenha limpos e escovados os bebedouros de animais domésticos; a água deve ser trocada diariamente;
# Mantenha piscinas devidamente tratadas;
# Cuidados extras para reservatórios de água: caixas de água devem estar bem tampadas e vedadas. Se optar em armazenar água das chuvas, é importante que tampe bem os recipientes.
# A água sanitária também poder ser utilizada para eliminar as larvas do mosquito Aedes aegypti. Mas é importante lembrar que ela NÃO PODE ser utilizada em recipientes usados para armazenamento de água para consumo humano e de animais. O tratamento deve ser repetido semanalmente, de preferência em dia fixo, de modo a garantir que a solução continue efetiva.