Menu Lateral
 
Barroso, 22 de Junho de 2017 :: 121 visitantes online.

Alunos da educação à distância participam de aula inaugural em Barroso

Publicado em 10/01/2017 00:00:00


No último sábado (07), os alunos do Polo de Apoio Presencial da UAB (Universidade Aberta do Brasil) em Barroso participaram da aula inaugural de seus respectivos cursos. No turno da manhã, foram os estudantes do curso de graduação em Pedagogia, ofertado pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), que atende um total de 43 alunos. Já na parte da tarde, foi a vez dos alunos do curso de Licenciatura em Computação, também da UFJF, que vai atender 22 alunos. No próximo sábado (14), os estudantes do curso de Licenciatura em Física, da UFJF, também terão sua aula inaugural.

Estiveram presentes o prefeito de Barroso, Reinaldo Fonseca e a vice-prefeita, Wanderléia Velho Napoleão, que responde interinamente pela Secretaria de Educação. Deléia destacou a importância da capacitação profissional dos barrosenses, declarando que a modalidade de ensino à distância é fundamental para a democratização do acesso ao ensino superior. De acordo com ela, muitos barrosenses não têm disponibilidade para fazer os cursos presenciais e a opção de ensino à distância facilita a vida desses cidadãos, com acesso a um processo de aprendizagem completo, dinâmico e eficiente, por intermédio de recursos tecnológicos.

O que é e como funciona a UAB

A Universidade Aberta do Brasil é um sistema integrado por universidades públicas que oferece cursos de nível superior para camadas da população que têm dificuldade de acesso à formação universitária, por meio do uso da metodologia da educação a distância. Prioritariamente, os professores que atuam na educação básica da rede pública são atendidos, seguidos dos dirigentes, gestores e trabalhadores em educação básica dos estados, municípios e do Distrito Federal.

O Sistema UAB funciona como articulador entre as instituições de ensino superior e os governos estaduais e municipais, com vistas a atender às demandas locais por educação superior.

Essa articulação estabelece qual instituição de ensino deve ser responsável por ministrar determinado curso em certo município ou certa microrregião por meio dos polos de apoio presencial.

Feita a articulação entre as instituições públicas de ensino e os polos de apoio presencial, o Sistema UAB assegura o fomento de determinadas ações de modo a assegurar o bom funcionamento dos cursos.

Saiba mais sobre o sistema UAB pelo link: http://www.capes.gov.br/uab

 

http://barroso.mg.gov.br


Mais Notícias

(c) 2017 - Prefeitura Municipal de Barroso
Endereço: Praça Santana, nº 120 Cep: 36.212-000 - Cidade: Barroso / MG
Tel.: (32) 3359-3000 - Email: sic@barroso.mg.gov.br

Versão: 2017.04.10
Desenvolvido por: