Menu Lateral
 
Barroso, 23 de Outubro de 2017 :: 114 visitantes online.

Barrosenses fazem lançamento de foguetes para Mostra de Foguetes 2017

Publicado em 22/05/2017 17:38:06


Na última semana, diversas equipes de estudantes barrosenses do ensino fundamental e médio fizeram os lançamentos de foguetes para participarem da Mobfog 2017 (Mostra Brasileira de Foguetes). No ano passado, uma equipe barrosense do ensino médio foi destaque, sendo campeã da Jornada Brasileira de Foguetes, realizada em Barra do Piraí (RJ).

Do ensino fundamental, participaram quatro equipes nesta que foi uma espécie de etapa local da mostra, onde as equipes do município competem entre si, sob a supervisão de professores. Os alunos usaram o espaço do Ceclans, que foi limpo pela Prefeitura para a realização dos lançamentos. Os alunos do ensino fundamental utilizam modelos de foguetes que são lançados apenas com uso de água e pressão do ar; e os do ensino médio utilizam a reação química entre bicarbonato de sódio e vinagre como combustível.

Os resultados do ensino fundamental foram os seguintes:

1 - Gabriel Dias de Melo; Maria Eduarda aparecida Henriques; Ruan Carlos de souza Rosário; Thaissa Eduarda Ferreira  de Paula: Lançaram 68,5m.

2 - Gabriel Pinheiro de Souza: Lançou 62,4m.

3 - Rubia  Radiação Ribeiro; Bruna Alves de Almeida; Matheus Rogério Teixeira de Oliveira; Kailayne Eduarda  de Souza Bernardo de Assis: Lançaram 51,7m.

4 - Guilherme Augusto de Paula Campos; Pedro Lucas gracano Nogueira; Lançaram: 25m.

No ensino médio foram duas equipes:

1- Gabriel Augusto cordeiro Pereira; Emanuel Arnaldo Silva Salgado; Daniel Paiva Souza; Lançaram 124,5m.

2 -  Pedro Eiji Guilherme; Vinicius A. Silva: Lançaram 75,10m.

A etapa de Barra do Piraí é vai reunir os melhores do Brasil e, para participar, as equipes de ensino médio devem lançar seu foguete a uma distância de mais de 120m. Portanto, a equipe que representou Barroso em 2015 e 2016, volta a obter o índice para 2017.

De acordo com a professora Eliane, que acompanhou todos os lançamentos, os alunos participantes recebem uma premiação feita pelas próprias escolas no final do ano, além dos certificados. A equipe classificada vai receber o convite para se inscrever da Jornada Brasileira, que deve ser realizada no final do ano.

Mais de 100 mil jovens de 10 mil escolas do Brasil devem participar da Jornada Brasileira de Foguetes, em Barra do Piraí, que avalia a capacidade dos estudantes de construir e lançar foguetes feitos com garrafa pet e movidos a vinagre e bicarbonato de sódio.

A Mostra Brasileira de Foguetes (Mobfog) é um evento aberto à participação de escolas públicas ou privadas, urbanas ou rurais, previamente cadastradas na OBA. Envolve os alunos do primeiro ano do ensino fundamental até aos do último ano do ensino médio. A Mobfog ocorre totalmente dentro da própria escola, tem duas fases e é realizada dentro de um só ano letivo. A participação dos alunos é voluntária e não há obrigatoriedade de número mínimo ou máximo de equipes, mas o ideal é que cada equipe tenha no máximo 3 (três) alunos. Ao final da Mobfog todos os alunos recebem um certificado de participação, bem como os professores envolvidos no processo e também os diretores escolares.

 

http://barroso.mg.gov.br


Mais Notícias

(c) 2017 - Prefeitura Municipal de Barroso
Endereço: Praça Santana, nº 120 Cep: 36.212-000 - Cidade: Barroso / MG
Tel.: (32) 3359-3000 - Email: sic@barroso.mg.gov.br

Versão: 2017.04.10
Desenvolvido por: