Menu Lateral
 
Barroso, 23 de Agosto de 2017 :: 37 visitantes online.

Dia de Campo reuniu produtores rurais em Barroso

Publicado em 24/03/2017 00:00:00


Nesta quinta-feira (23), foi realizado mais um Dia de Campo para os produtores rurais de Barroso e arredores. O evento foi realizado no Sítio Caieiro, do produtor Ronaldo Adriano e contou com participação do Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Sidney Campos; a equipe local da Emater (Mariléia Menezes, Thatiana Garcia e Alysson Ferreira); os coordenadores técnicos da Emater, Carlos do Carmo e Odair Gerônimo; diversos produtores rurais; representantes da APLeiteBR e os vereadores João Campos, Vera Rodrigues Pereira e Állan Campos; além de outras pessoas interessadas nos temas abordados, que foram: Alimentação de bovinos - o uso dos capins da Embrapa BRS Capiaçú e BRS Kurumi TEVAP (Tanque de evapotranspiração) - sistema alternativo para tratamento de esgoto domiciliar.

Após apresentação sobre o TEVAP, a Extensionista Thatiana Garcia, conduziu publico presentes para acompanharem o andamento das obras de construção   do Tanque de Evapotranspiração no Sítio do Caieiro. Vantagem do TEVAP: fácil construção, necessita de baixa manutenção e requer baixo investimento financeiro. Assim se garante a manutenção da saúde da população rural e que evita a poluição dos recursos hídricos.

A Prefeitura de Barroso ofereceu total apoio ao evento, fornecendo mão de obra e transporte de todo o material, que veio parte da Associação Ortópolis Barroso e parte adquirida pelo produtor.

A equipe técnica da EMATER realizou a apresentação do tema "Alimentação Animal", onde os presentes conheceram o cultivo dos capins BRS Capiaçú e BRS Kurumi, resultado de parceria entre a Embrapa Gado de Leite e EMATER. BRS Capiacú é uma variedade de capim resultado de uma pesquisa conduzida pela Embrapa que durou 20 anos até o lançamento  desta variedade no mercado. Este capim é  indicado para produção de silagem. BRS Kurumi é uma variedade indicada para pastejo do gado, principalmente para produção de leite em sistema de piquetes.

Dia de Campo

Dia de Campo é uma técnica que permite uma abordagem simultânea dos aspectos teóricos e práticos que envolvem o tema escolhido. É comumente realizado em uma propriedade rural onde algumas práticas ou tecnologias já estejam sendo implementadas, possibilitando aos participantes a sua observação, discussão e análise do assunto que envolve a implementação das práticas observadas. Assim se promove uma maior integração entre produtores rurais de outras localidades, através da troca de experiências, oportunizando a realização de comparações, divulgação de práticas e tecnologias e eliminação de dúvidas relacionadas a determinados temas.

Produtores ruais interessados em mais informações sobre a construção do TEVAP ou no uso dos capins podem procurar o Escritório Local da EMATER-MG.

http://barroso.mg.gov.br


Mais Notícias

(c) 2017 - Prefeitura Municipal de Barroso
Endereço: Praça Santana, nº 120 Cep: 36.212-000 - Cidade: Barroso / MG
Tel.: (32) 3359-3000 - Email: sic@barroso.mg.gov.br

Versão: 2017.04.10
Desenvolvido por: