Barroso, 18 de Novembro de 2017 :: 25 visitantes online.

Programa Criança Feliz é lançado pela Secretaria de Desenvolvimento Social

Publicado em 06/11/2017 09:58:18

A Secretaria de Desenvolvimento Social de Barroso realizou, entre os dias 19 e 31 de outubro, o lançamento do Programa Criança Feliz, com várias ações voltadas à apresentação do programa e à capacitação das visitadoras, que farão o atendimento às famílias selecionadas.

Inicialmente, o lançamento contou com apresentação teatral do texto “Brinquedo Novo” nas creches do município. As próprias visitadoras apresentaram a peça, com o intuito de alegrar as crianças e apresentar o programa às equipes escolares, tendo em vista que o programa atenderá crianças até 3 anos completos.

Já nos dias 23 a 31 de outubro, várias capacitações foram promovidas para a equipe do Programa Criança Feliz, com o objetivo de prepará-las para que ofereçam um serviço de qualidade às famílias a serem visitadas.

Foram iniciadas as capacitações para as visitadoras, com a supervisora do Programa Criança Feliz, Maria Izabel, que preparou orientações básicas, de acordo com o guia do visitador. Elas também participaram de atividades com as equipes do CRAS, CREAS e Bolsa Família, apresentando às visitadoras os serviços prestados pelos setores.

A equipe do Conselho Tutelar de Barroso apresentou a todas o Estatuto da Criança e do Adolescente e as ações realizadas diariamente pelo orgão. Foi promovida também uma Oficina de Contação de Histórias, com Fabrício Henríque, integrante da Cia. Fofocas de Teatro.

Sobre questões pedagógicas, a capacitação foi realizada pela Secretária de Desenvolvimento Social, Ariane Figueiredo. A Temática "Vacinas e Amamentação" também foi abordada durante o evento e ficou a cargo da enfermeira Marcela.

A oficina ''ArteMãos'', com o Articulador de Proteção Especial, professor Gilmar, trouxe a proposta de confecção de brinquedos. As capacitações foram encerradas com a palestra realizada pela psicóloga Talita, através do Senac - MG, abordando o tema: "Desenvolvimento Psíquico da Criança de 0 a 6 anos".

Um dos momentos mais importantes foi realizado no dia 27 de outubro, com o primeiro encontro com as famílias selecionadas para participarem do Programa Criança Feliz. O evento foi realizado na Associação do Bairro Joaquim Gabriel de Souza e contou com atividades diversificadas, voltadas a compreensão das ações que serão desenvolvidas, apresentação teatral, musical e confraternização.

O Programa Criança Feliz integra as ações da Secretaria de Desenvolvimento Social e teve o termo de aceite aprovado em fevereiro deste ano.