Barroso, 23 de Outubro de 2017 :: 92 visitantes online.

Colabore com o Lira, que será realizado entre 22 e 24 de outubro!

Publicado em 05/10/2017 15:40:26

Nos dias 22, 23 e 24 de outubro, a Vigilância Epidemiológica realiza, em Barroso, o Lira (Levantamento de Índice Rápido do Aedes), que tem como objetivo apontar o índice de criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, da Febre Chikungunya, Zika e Febre Amarela. De acordo com o Coordenador de Vigilância em Saúde, Márcio Ferreira, é muito grande o número de recusas das visitas dos agentes de endemias em Barroso e isso prejudica o município, impedindo a apuração mais detalhada dos dados, que constam como falsos positivos em caso de recusa pelo morador. "A população precisa colaborar, para que possamos realizar um trabalho efetivo de identificação dos locais com maior quantidade de focos, para o trabalho de combate ao Aedes aegypti", declarou Márcio.

Saiba como identificar o agente de endemias

A população deve seguir com os cuidados redobrados de combate ao mosquito, que transmite dengue, inclusive abrindo as portas de casa para a visita dos agentes de endemias da Prefeitura de Barroso, que podem ser identificados pelo pelo crachá de identificação, com o nome, a função e, no verso, a assinatura do coordenador. Os servidores ainda utilizam uma bolsa amarela.

O profissional é fundamental nas estratégias de combate ao mosquito, pois orienta a população, faz coleta de material e identifica onde estão os focos de transmissão. O agente pode entregar material informativo sobre o mosquito e pode verificar pátios e interior da casa para identificar possíveis focos de água parada. Pode pedir para ver vasos de plantas, bandeja atrás da geladeira, ralos, entre outros. Também pode recolher pequenos recipientes que podem servir de criadouro ao mosquito.