Barroso, 18 de Agosto de 2017 :: 55 visitantes online.

Prefeitura de Barroso busca instalação de órgão da Defesa Civil no município

Publicado em 09/08/2017 16:38:23

O Prefeito de Barroso, Reinaldo Fonseca, esteve reunido na manhã desta terça-feira (08), com o Tenente Vidigal da Defesa Civil Estadual de Minas Gerais; a Vice-Prefeita, Deléia; o Sargento Júlio Silva, da Polícia Militar de Barroso; o Secretário Municipal de Viação e Obras Públicas, José Maria da Silva; a Procuradora Geral do Município, Kelle Campos e a Vereadora Vera Rodrigues Pereira, líder do Executivo na Câmara. O objetivo do encontro foi verificar o passo a passo para instalação de ums Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil - COMPDEC em Barroso. COMPDEC é o órgão responsável pela execução, coordenação e mobilização de todas as ações de defesa civil no município. É de grande importância a criação da COMPDEC, porque é no município que os desastres acontecem e a ajuda externa normalmente demora a chegar. É necessário que a população esteja organizada, preparada, orientada sobre o que fazer e como fazer.

Os barrosenses tomaram ciência de todos os procedimentos para a criação da COMPDEC, que devem passar por elaboração de lei, decreto para regulamentação da lei, portaria para criação do órgão, dentre outros. De acordo com o Prefeito Reinaldo, com essas orientações, a equipe responsável dará prosseguimento aos trâmites burocráticos necessário para instituição deste importante órgão no município. "Já neste ano pudemos presenciar ocorrências nos municípios próximo, como São Tiago e Tiradentes, na época de chuvas, especialmente, que chamam a atenção para a necessidade de um órgão de Defesa Civil em qualquer município. Agora vamos dar início a todo o processo para instituição da COMPDEC em Barroso, para termos nossa população mais resguardada em caso de alguma ocorrência do gênero", declarou Reinaldo.