Menu Lateral
 
Barroso, 26 de Abril de 2017 :: 28 visitantes online.

Destino correto dos resíduos sólidos de Barroso é tratado junto à FEAM

Publicado em 03/02/2017 00:00:00


Na tarde desta quinta-feira (02), o prefeito de Barroso, Reinaldo Fonseca, juntamente com o secretário municipal de desenvolvimento econômico, Sidney Campos, participaram, na Fundação Estadual do Meio Ambiente (FEAM), de uma reunião com o Gerente de Resíduos Sólidos, Francisco Fonseca e o Analista Ambiental, Rafael Freitas.

Os barrosenses foram à Cidade Administrativa, na sede da instituição, apresentar a situação atual da Usina de Triagem e Compostagem de Lixo de Barroso que já não comporta, há vários anos, a quantidade de resíduos sólidos produzida pelos barrosenses e, portanto, ganhou status de “lixão” nos últimos anos, acarretando, inclusive, uma multa para o município, em 2016, no valor de R$40 mil, por não destinar corretamente os resíduos produzidos no município.

De acordo com o secretário de desenvolvimento econômico, Barroso chegou a ficar 16 meses sem receber ICMS Ecológico por falta de Licença de Operação da usina. “Pegamos a usina em um estado degradante, estando já há 25 dias sem cobertura e, em menos de 30 dias de governo, já realizamos a cobertura do lixo e em breve vamos reiniciar a triagem, para dar um destino mais correto aos resíduos produzidos pelos barrosenses”, declarou Sidney.

Na oportunidade, foi apresentado um relatório fotográfico da usina, bem como imagens do serviço que está sendo feito, o que foi aprovado pelo gerente Francisco. Está sendo construído um aterro sanitário de pequeno porte, para que o município não fique mais sujeito a multas, como ocorreu em 2016.

A medida será adotada até que o aterro regional, que está sendo discutido desde meados de 2013, saia do papel e seja construído através do Cigedas (Consórcio Intermunicipal de Gestão e Desenvolvimento Ambiental Sustentável das Vertentes).

“Mais do que uma preocupação ambiental, a destinação correta dos resíduos produzidos no município é também uma preocupação com a nossa saúde e com o nosso futuro. Para isso, vamos investir em eficiência desde a coleta até a destinação final, bem como nas campanhas, que serão realizadas nas escolas e nos bairros, para que a população se conscientize sobre a importância de separar seu lixo e indo mais além, reduzindo a quantidade de lixo produzida”, declarou o prefeito Reinaldo.

 

http://barroso.mg.gov.br


Mais Notícias

(c) 2017 - Prefeitura Municipal de Barroso
Endereço: Praça Santana, nº 120 Cep: 36.212-000 - Cidade: Barroso / MG
Tel.: (32) 3359-3000 - Email: sic@barroso.mg.gov.br

Versão: 2017.04.10
Desenvolvido por: