Menu Lateral
 
Barroso, 21 de Setembro de 2017 :: 26 visitantes online.

Escola Municipal Artur Napoleão será interditada e alunos realocados

Publicado em 03/02/2017 00:00:00


Na tarde desta quinta-feira (02), foi realizada, na sede da Escola Municipal Artur Napoleão, uma reunião entre o prefeito de Barroso, Reinaldo Fonseca, a vice-prefeita, Wanderléia Velho Napoleão, a secretária municipal de educação, Neirimar Costa, a diretora da escola, Sueli Trindade professores e pais de alunos da escola, com objetivo de informar aos pais sobre a mudança de local das aulas dos alunos, devido às condições precárias em que se encontram a escola, impossibilitando a realização das aulas no local.

De acordo com o prefeito, Reinaldo, a escola está numa situação crítica e não oferece condições mínimas sanitárias, de segurança e estrutura para receber os alunos. 

O Coordenador da Vigilância Sanitária e Epidemiológica, Márcio Ferreira, também esteve presente e afirmou que a escola chegou a ficar dois anos sem alvará sanitário. O relatório sanitário de 2015 havia acusado diversas irregularidades e não foi concedido o alvará. No segundo semestre de 2016, a escola recebeu o alvará sanitário, mesmo apresentando a situação precária atual. Segundo Márcio, há diversos problemas, como refeitório ao lado de banheiros e em local que possibilita entrada de insetos; fogão ao lado da pia onde as crianças fazem a higiene pessoal; presença de focos de larvas, que foram encaminhadas para análise laboratorial, entre outros.

Além dos problemas sanitários, a escola apresenta diversos problemas estruturais, como infiltrações, trincas, rachaduras, muito mofo, mobiliário precário e nenhuma adequação à acessibilidade, o que coloca em risco a segurança e a integridade física dos alunos e funcionários públicos, além da parte estética totalmente inadequada.

Atualmente existe uma obra em execução, iniciada em agosto de 2016 e que teria o prazo de seis meses para conclusão. Entretanto a obra, que ainda está na fundação, se encontra paralisada, desde dezembro de 2016, sendo repassada dessa forma na transição de governos. O projeto prevê a construção de dois pavimentos, sendo o primeiro uma área de recreação e o segundo um auditório para 140 pessoas e um refeitório. O prefeito esteve na AMVER, na manhã desta sexta-feira (03), para avaliar a mudança desta obra para construção de salas de aula. Segundo Reinaldo, o projeto da obra é bom, no entanto, não se justifica construir uma área de recreação e um auditório em uma escola que sequer tem salas de aula em condições adequadas. O prefeito se reuniu com engenheiros e projetista da AMVER, que consideraram possíveis as alterações e realizaram uma visita do Engenheiro Civil à escola, ainda na tarde desta sexta-feira, para analisar a melhor maneira de fazer as alterações.

O prefeito também se reuniu com a assessoria jurídica da AMVER, para verificar os meios legais para que seja feita essa alteração do projeto, uma vez que a licitação da obra já foi realizada.

O prefeito vai baixar dois decretos, um interditando a escola, com laudo fotográfico, laudo da vigilância sanitária e outro, solicitando a realocação dos alunos. 

Alunos serão realocados para o antigo FAPI

Os cerca de 280 alunos atendidos pela escola serão realocados para o 3º andar do prédio do antigo FAPI, onde hoje funciona a Secretaria Municipal de Educação. A decisão foi anunciada durante a reunião e aprovada pelos pais e professores presentes, que puderam constatar, in loco, a situação crítica da escola. Ao final, o refeitório onde foi realizada a reunião, foi inundado pela enxurrada causada por uma chuva forte e os presentes tiveram que usar os bancos do refeitório para conseguirem sair do local.

As aulas para os alunos do Artur Napoleão têm início na próxima quinta-feira (09), para que haja prazo para concluir as adequações do espaço no antigo FAPI. Nas demais escolas, as aulas têm início na segunda-feira (06).

 

 

http://barroso.mg.gov.br


Mais Notícias

(c) 2017 - Prefeitura Municipal de Barroso
Endereço: Praça Santana, nº 120 Cep: 36.212-000 - Cidade: Barroso / MG
Tel.: (32) 3359-3000 - Email: sic@barroso.mg.gov.br

Versão: 2017.04.10
Desenvolvido por: