Menu Lateral
 
Barroso, 21 de Setembro de 2017 :: 40 visitantes online.

1º Encontro de Planejamento da Agricultura foi realizado em Barroso

Publicado em 26/01/2017 00:00:00


Na noite desta quarta-feira (25), foi realizado o 1º Encontro de Planejamento da Agricultura de Barroso. O evento foi realizado pela Prefeitura de Barroso, em parceria com a Emater (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais) e a Epamig (Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado de Minas Gerais) e contou com a participação de 103 pessoas, no Plenário da Câmara Municipal.

O objetivo do encontro foi apresentar aos produtores rurais de Barroso as intenções de trabalho da administração 2017-2020, priorizando o desenvolvimento agropecuário de modo integrado e participativo. O prefeito de Barroso, Reinaldo Fonseca, fez a abertura do evento, destacando a importância do trabalho do produtor rural para a economia do município e para a vida da população, de um modo geral, uma vez que a maioria dos alimentos que chegam às nossas mesas têm origem nas propriedades rurais, sejam de pequeno ou grande porte. Reinaldo reafirmou seu compromisso de apoiar o homem do campo, para que tenha condições de se manter na zona rural, com boas condições de trabalho e renda para as famílias.

Após fala do prefeito, os Extensionistas da Emater, Thatiana Garcia e Alysson Ferreira, realizaram uma palestra sobre o potencial de produção agropecuária de Barroso, apresentando todo o histórico do setor no município e também alternativas para os produtores, de acordo com esse potencial de produção.

Em seguida, o gerente da Epamig - Campo Experimental Risoleta Neves, de São João del-Rei,  apresentou aos participantes como é atuação da entidade no seguimento de pesquisa e desenvolvimento de tecnologias no Estado de Minas e como a mesma poderá desenvolver ações voltadas para a promoção do desenvolvimento rural de Barroso. Ele destacou o trabalho do Programa Microrregional de Desenvolvimento Tecnológico da Agropecuária - Prodesag, através do qual se geram vínculos entre Prefeitura, EPAMIG, Emater e outros órgãos do setor.

Antônio Nunes - Epamig

O Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Sidney Campos, deu continuidade ao encontro, apresentando ações no setor rural, já executadas pela atual administração em 25 dias de mandato, além das intenções futuras para a promoção do desenvolvimento agropecuário pela Prefeitura de Barroso. Sidney repassou ao público presente o calendário de eventos rurais do 1º trimestre de 2017, que vai permitir aos produtores rurais se organizarem para participarem das atividades. O Secretário, ao final de sua fala, deixou a palavra aberta ao público presente e diversos produtores tiveram oportunidade de manifestarem suas opiniões, permitindo a administração coletar importantes demandas que, eventualmente, serão analisadas para possível execução.

Ao final, o proprietário da empresa Mr. Doga, Hercules Douglas da Costa, apresentou ao público presente suas intenções em relação a empresa de alimentos que será instalada no município, que garantirá geração de empregos para os barrosenses. A empresa vai atuar na área de alimentos higienizados e preparados para a finalização, produzindo frutas, legumes e verduras minimamente processados.

Os produtores saíram bastante motivados com as novas perspectivas que foram vislumbradas no evento e com a garantia de que terão um apoio integrado, entre Prefeitura, Emater e Epamig, para desenvolvimento de suas atividades e aumento da lucratividade, melhorando, assim, a qualidade de vida das famílias da zona rural.

http://barroso.mg.gov.br


Mais Notícias

(c) 2017 - Prefeitura Municipal de Barroso
Endereço: Praça Santana, nº 120 Cep: 36.212-000 - Cidade: Barroso / MG
Tel.: (32) 3359-3000 - Email: sic@barroso.mg.gov.br

Versão: 2017.04.10
Desenvolvido por: