Menu Lateral
 
Barroso, 27 de Abril de 2017 :: 43 visitantes online.

Prefeito e Secretário se reúnem com Codemig a respeito do Distrito Industrial

Publicado em 25/01/2017 00:00:00


Na tarde desta quarta-feira (25), o Prefeito de Barroso, Reinaldo Fonseca e o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Sidney Campos, participaram, em Belo Horizonte, de uma reunião na Codemig (Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais), com objetivo de tomarem ciência da situação atual do Distrito Industrial de Barroso, bem como do convênio firmado com a instituição e as responsabilidades da Prefeitura de Barroso para que o Distrito entre em funcionamento.

Estiveram presentes, na reunião, o Engenheiro de Instalações da Codemig, Narciso Corgosinho; a Analista de Meio Ambiente, Selma Maria de Oliveira Lopes Cabaleiro e a Gerente de Distritos Industriais, Natália Depaoli. Na oportunidade, foi apresentado ao prefeito e ao secretário um relatório da visita feita pela Codemig ao Distrito Industrial de Barroso em 10 novembro de 2016, com objetivo de verificar, in loco, os problemas no Distrito.

Entre os principais problemas estão:

Área física: rompimento de cabos elétricos de energia pública e descarte de material de origem desconhecida na área do Distrito Industrial;

ETE (Estação de Tratamento de Esgoto): queima de um tubo de PVC e incineração de uma bomba de recalque, devido a um incêndio na mata do entorno; quebra de telhas na estrutura de apoio;

Edificação de apoio da ETE: quebra de uma porta de entrada e furto de um vaso sanitário e de um chuveiro.

Alguns desses problemas foram causados por vandalismo. A Codemig sugeriu, na época, a disponibilização de um vigilante para  o Distrito, no entanto, a gestão passada declarou não ser possível, devido à queda de receita do município. Segundo o Secretário de Desenvolvimento Econômico, está sendo licitado um portão para a entrada e colocação de uma guarita, além da disponibilidade de um vigilante para o local e inibir o vandalismo e está sendo estudada a disponibilidade financeira para colocar vigilantes no local.

De acordo com a Analista de Meio Ambiente, há, atualmente, três pendências de ordem prática: extensão e reparo da rede da Cemig, construção da subestação da ETE e término adutora da Copasa. Segundo o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Sidney Campos, a Prefeitura já está articulando para resolver essas pendências e dar mais um passo para deixar o Distrito pronto para receber as empresas. A empresa que vai construir a subestação de energia para operação da ETE vai iniciar os serviços nesta sexta feira, dia 27 de janeiro. Da parte da Codemig, falta a Licença de Operação, que também já está encaminhada. A Prefeitura ainda vai providenciar o zoneamento da área do Distrito, para que o espaço tenha uma ocupação ordenada, levando em conta aspectos ambientais e urbanísticos.

O prefeito de Barroso, Reinaldo, afirmou que vai buscar a resolução desses problemas para que o Distrito Industrial possa receber empresas o quanto antes, já que a principal necessidade do município é a geração de emprego e renda para a população, destacando que a conclusão do Distrito é um grande desafio, que será enfrentado com todas as forças.

http://barroso.mg.gov.br


Mais Notícias

(c) 2017 - Prefeitura Municipal de Barroso
Endereço: Praça Santana, nº 120 Cep: 36.212-000 - Cidade: Barroso / MG
Tel.: (32) 3359-3000 - Email: sic@barroso.mg.gov.br

Versão: 2017.04.10
Desenvolvido por: