Menu Lateral
 
Barroso, 27 de Abril de 2017 :: 39 visitantes online.

Parabéns Anderson e equipe! Barroso é exemplo...

Publicado em 09/06/2015 00:00:00


Quando o trabalho é sério, comprometido e voltado para o bem estar da população, o reconhecimento se torna uma constante.

Leia a matéria publicada pelo Governo do Estado de Minas Gerais, através da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social (SEDESE)

Confira na íntegra:

Barroso integra assistência social, qualificação e trabalho

Adesão ao Programa Acessuas unifica ações no município mineiro

Trabalhar por conta própria. Sonho de muitos brasileiros, Jorge Henrique Parciel conseguiu realizá-lo após a conclusão do curso de soldador via Pronatec. Morador de Barroso, Campo das Vertentes, há 15 anos, Jorge trabalhava antes como pintor, eletricista e fazendo pequenos reparos em residências.

Por meio de amigos soube da oportunidade e procurou o Centro de Referência da Assistência Social (Cras) de Barroso. No local foi encaminhado para o curso, com duração de três meses, e se formou em julho de 2014. Desde então é sócio em uma pequena empresa de montagem de estruturas de cobertura de casa.

“Estou satisfeito, melhorou, o momento está difícil, mas está dando. A gente vai caminhando de acordo com o que aparece”, explica o soldador, que pretende fazer outro curso, desta vez na área de mineração ou eletrotécnica.

O pequeno empresário é um dos 760 formandos nos 27 cursos oferecidos à população do município por meio do Programa Acessuas Trabalho. De acordo com a psicóloga Rafaela Tranqueira, técnica referência do programa no município, 25% deste público está no mercado de trabalho.

Patrícia Gomes também soube do Acessuas por meio de uma amiga. Inscreveu-se no curso de soldador, formou-se em setembro do ano passado e está empregada em uma empresa da cidade.

“Minha vida melhorou, antes trabalhava somente nos finais de semana, em uma cervejaria. O curso foi muito bom, mas na hora que fui pedir emprego, fui recusada por duas empresas por ser mulher”, explica a soldadora. Agora ela pretende fazer um novo curso, desta vez de mecânica. “A gente não sabe o dia de amanhã, assim tenho uma nova profissão”, planeja Patrícia.

Acessuas Trabalho

O município aderiu ao programa em 2012, no seu primeiro ano de funcionamento. Criado pelo governo federal, o programa é um dos eixos do Brasil Sem Miséria e é constituído por ações de mobilização, encaminhamento e acompanhamento dos usuários em situação de vulnerabilidade e risco social para cursos de capacitação, formação profissional e ações de inclusão social.

Para qualificar e aprimorar os serviços oferecidos foi firmada uma parceria entre a Secretaria Municipal de Assistência Social, o Sine e a Associação Comercial e Industrial de Barroso (ACIB).

O público-alvo do Acessuas Trabalho/Pronatec são os beneficiários dos programas Benefício de Prestação Continuada (BPC) e Bolsa Família encaminhados pelos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e Centros de Referência Especializados em Assistência Social (Creas) e secretaria municipal. São usuários em situação de vulnerabilidade social e com registro atualizado no CadÚnico.

“Após a liberação dos cursos pelo Ministério de Desenvolvimento Social, é realizada a mobilização dos usuários por meio de panfletagem, anúncios em carros de som, entrevistas em rádios locais e reuniões nos bairros com representantes das instituições de ensino para divulgar os cursos e seus objetivos” explica Rafaela Tranqueira.

Já foram ofertados cursos de pedreiro, pintor, soldador, auxiliar administrativo, agente de saúde, cuidador de idosos, garçom, vendedor, eletricista, carpinteiro, jardineiro, açougueiro, artesanato e culinária, entre outros. Assim que se formam, os alunos são orientados a procurarem o Sine para atualização de cadastro e inserção da realização do curso pelo Pronatec.

Segundo o gestor social Anderson Geraldo de Paula, o momento foi propício. “Tivemos o investimento de R$ 1 bilhão e meio na expansão de uma fábrica de cimento e a união de esforços das equipes dos programas de BPC e Bolsa Família com o Sine possibilitou os bons resultados”, conclui.

Confira o link da matéria:

http://www.social.mg.gov.br/…/2790-barroso-integra-assisten…

http://barroso.mg.gov.br


Mais Notícias

(c) 2017 - Prefeitura Municipal de Barroso
Endereço: Praça Santana, nº 120 Cep: 36.212-000 - Cidade: Barroso / MG
Tel.: (32) 3359-3000 - Email: sic@barroso.mg.gov.br

Versão: 2017.04.10
Desenvolvido por: