Menu Lateral
 
Barroso, 18 de Novembro de 2017 :: 44 visitantes online.

Barroso declara guerra ao mosquito Aedes aegypti

Publicado em 26/10/2017 10:09:11


Bairro da Praia, dia 30/10, a partir de 8h da manhã, em frente à Associação de Moradores

Na próxima segunda-feira, dia 30 de outubro, a partir de 8h da manhã, a Prefeitura de Barroso vai iniciar um trabalho intensivo de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Chikungunya, Zika e Febre Amarela, doenças que assustam toda a população e que têm maiores chances de se propagar, com o início do período chuvoso.

O trabalho, denominado de “Guerra contra o Mosquito”, vai formar um verdadeiro exército de combate aos focos do Aedes aegypti nos bairros, por meio de um trabalho para o qual a participação social é fundamental. A Guerra contra o Mosquito vai envolver um trabalho integrado entre diversas Secretarias e servidores da Prefeitura, como Agentes de Endemias, Agentes Comunitários de Saúde, Professores, funcionários de serviços gerais, em parceria com a comunidade e até com a presença de integrantes do Exército Brasileiro.

A campanha já tem início nesta semana, com a mobilização dos moradores do primeiro bairro a ser atendido, que será Praia / Cantagalo, a partir de 8h da manhã. Os alunos da Escola Municipal Vereador Otávio Rufino Pereira receberão a visita servidores da Vigilância Epidemiológica, que vão convocá-los, oficialmente, para aderirem a essa guerra. Eles receberão também uma missão importante, de recolher os materiais recicláveis, ou que possam se tornar focos e levá-los para a escola no Dia D do combate, que será na próxima segunda-feira, dia 30 de outubro.

Além disso, os alunos também levarão um convite para que os pais e vizinho participem do Exército, juntando forças para exterminar os focos do mosquito pelo bairro, no dia 30, juntamente com os servidores municipais, que estarão atuando diretamente na limpeza do bairro. Ao longo desta semana, os Agentes Comunitários de Saúde também vão atuar na mobilização da comunidade, durante as visitas domiciliares.

Os materiais recolhidos e levados pelos alunos serão destinados à Ascab (Associação dos Catadores e Recicladores de Materiais Reaproveitáveis de Barroso). Durante o Dia D, além da limpeza do bairro, será realizada a visita de todos os Agendes de Endemias no bairro, com objetivo de identificar e eliminar os possíveis criadouros do mosquito. Moradores de outros bairros que quiserem se juntar ao Exército contra o Aedes aegypti também serão bem vindos. A partir do primeiro Dia D, será definido o cronograma dos próximos bairros a serem atendidos.

PRINCIPAIS TIPOS DE CRIADOURO E COMO ELIMINÁ-LOS

Certificar que caixa d’água e outros reservatórios de água estejam devidamente tampados;
Retirar folhas ou outro tipo de sujeira que pode gerar acúmulo de água nas calhas;
Guardar pneus em locais cobertos;
Guardar garrafas com a boca virada para baixo;
Realizar limpeza periódica em ralos, canaletas e outros tipos  escoamentos de água;
Limpar e retirar acúmulo de água de bandejas de ar-condicionado e de geladeiras;
Utilizar areia nos pratos de vasos de plantas ou realizar limpeza semanal;
Retirar água e fazer limpeza periódica em plantas e árvores que podem acumular água, como bambu e bromélias;
Guardar baldes com a boca virada para baixo;
Esticar lonas usadas para cobrir objetos, como pneus e entulhos;  
Manter limpas as piscinas;
Guardar ou jogar no lixo os objetos que pode acumular água: tampas de garrafa, folhas secas, brinquedos;

COMO ELIMINAR OS FOCOS

Lavar as bordas dos recipientes que acumulam água com sabão e escova/bucha;
Jogar as larvas na terra ou no chão seco;
Para grandes depósitos de água e outros reservatórios de água para consumo humano é necessária a presença de agente de saúde para aplicação do larvicida;
Em recipientes com larvas onde não é possível eliminar ou dar a destinação adequada, colocar produtos de limpeza (sabão em pó, detergente, desinfetante e cloro de piscina) e inspecionar semanalmente o recipiente, desde que a água não seja destinada a consumo humano ou animal. Importante solicitar a presença de agente de saúde para realizar o tratamento com larvicida.

http://barroso.mg.gov.br


Mais Notícias

(c) 2017 - Prefeitura Municipal de Barroso
Endereço: Praça Santana, nº 120 Cep: 36.212-000 - Cidade: Barroso / MG
Tel.: (32) 3359-3000 - Email: sic@barroso.mg.gov.br

Versão: 2017.10.30
Desenvolvido por: