Menu Lateral
 
Barroso, 24 de Setembro de 2017 :: 64 visitantes online.

Secretaria de Saúde vai oferecer testes rápidos de DST/HIV

Publicado em 11/09/2017 16:53:33


A Secretaria de Saúde de Barroso vai passar a oferecer, em breve, testes rápidos de Doenças Sexualmente Transmissíveis e HIV. Atualmente, o município tem como referência o CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento) de São João del-Rei e, como existe ainda um tabu envolvendo o assunto, muitas pessoas têm vergonha de procurar a Unidade de Saúde ou de falar que tem alguma DST.

O fluxograma ou porta de entrada é a consulta agendada com o médico da ESF (Estratégia de Saúde da Família), que, a partir da consulta, irá solicitar os exames e, depois que os exames forem analisados, é encaminhado ao CTA,  onde o paciente é acompanhado por vários profissionais e recebe os medicamentos. A Secretária de Saúde oferece transporte para o paciente. Pessoas que tiveram relações sexuais de risco (sem proteção), que apresentam algum sintoma ou que já estão diagnosticadas com alguma doença, devem procurar a Unidade de Saúde ou a Secretaria de Saúde, para serem encaminhadas ao CTA, já com consulta marcada, carro agendado e com todo sigilo.

Na semana passada, os profissionais da atenção básica, com a presença de uma equipe do CTA, Vigilância Epidemiológica do Estado e Referência Técnica Estadual, participou de uma capacitação em São João del-Rei, sobre como abordar o paciente, como realizar o teste e dar o resultado ao paciente. Essa capacitação foi a segunda que os profissionais fizeram este ano, sendo requisito para o município passar a oferecer os testes rápido, o que vai aocntecer em breve, após mais uma capacitação. 

No mês de outubro será realizado o último curso e aí sim o Estado irá mandar os testes rápidos para o município, que terá exames para Hepatite B e C, Sífilis e HIV. Os testes rápidos apresentam 99% de confiança e são realizados atrás da coleta de sangue semelhante ao teste de glicemia, para diabetes, com resultado em 20 minutos.

A Secretaria de Saúde reforça que não se deve procurar o Hemominas para a realização dos exames de DST. Em Barroso, a sífilis já é tratada, com exceção da pré-gestante e pré-recém-nascido, que são tartadas no CTA em São João del-Rei. O Ministério da Saúde oferece vacina contra Hepatite B para toda a população. Basta ir a ESF do seu bairro. Muitas das doenças não apresentam sintomas e não são transmitidas apenas através da relação sexual. Daí a importância de realizar os exames. 

http://barroso.mg.gov.br


Mais Notícias

(c) 2017 - Prefeitura Municipal de Barroso
Endereço: Praça Santana, nº 120 Cep: 36.212-000 - Cidade: Barroso / MG
Tel.: (32) 3359-3000 - Email: sic@barroso.mg.gov.br

Versão: 2017.04.10
Desenvolvido por: