Menu Lateral
 
Barroso, 18 de Novembro de 2017 :: 28 visitantes online.

Prefeito de Barroso busca soluções e recursos para o município em Brasília

Publicado em 30/08/2017 18:01:58


Nos dias 22 e 23 de agosto, o Prefeito de Barroso, Reinaldo Fonseca, esteve em Brasília, onde fez uma verdadeira peregrinação entre a Câmara dos Deputados e os Ministérios, em busca de recursos e soluções para diversos problemas do município.

Na terça (22), o Prefeito compareceu ao gabinete do Deputado Federal Domingos Sávio, onde se reuniu com o parlamentar e sua assessoria, quando teve a oportunidade de apresentar algumas necessidades do município em diversas áreas, como saúde, educação, e infraestrutura.

Também na terça, Reinaldo foi até o Ministério das Cidades, onde participou de uma apresentação do Programa Avançar Cidades – Mobilidade Urbana, que permite o financiamento de projetos de infraestrutura, como calçadas, ciclovias, iluminação pública, pavimentação, drenagem, mobiliário urbano, entre outros itens. De acordo com o Prefeito, serão avaliadas as necessidades prioritárias no setor e elaborados os projetos para o cadastramento do município de Barroso no programa.


Na quarta-feira (23), o Prefeito Reinaldo foi à sede do FNDE – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação e verificou as soluções para sanar as pendências deixadas pela gestão passada em obras que estão em andamento no município, como a Escola Municipal Vereador Otávio Rufino Pereira e a quadra da Escola Municipal Irmã Magdaline. Além disso, o Prefeito se informou acerca das mudanças no Plano de Ações Articuladas (PAR), que consiste em uma estratégia para o planejamento plurianual das políticas de educação, em que os estados e municípios e elaboram plano de trabalho a fim de desenvolver ações que contribuam para a ampliação da oferta, permanência e melhoria das condições escolares e, consequentemente, para o aprimoramento do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de suas redes públicas de ensino.

Ainda na quarta, o Prefeito esteve na Confederação Nacional de Municípios – CNM, com objetivo de solicitar à instituição um maior apoio na luta pela aprovação da PEC 212/2016, que cria novo regime especial de pagamento de precatórios, com prazo máximo de 10 anos. Atualmente está em vigor a Emenda Constitucional 94/2016, que estabelece o prazo até 2020 para o pagamento da dívida. No caso de Barroso, o montante é de mais de R$ 11 milhões, somando-se os mais de R$ 1,8 milhões que não foram pagos pela gestão passada em 2016. Na CNM, Reinaldo se reuniu com o advogado Edgard Fernandes, que declarou que a aprovação dessa PEC é uma das grandes lutas da instituição e que será incluída no documento elaborado pela CNM durante a marcha à Brasília, realizada em maio deste ano, que marca a luta do movimento municipalista no Brasil.

Da CNM o Prefeito voltou à Câmara dos Deputados, onde entregou um ofício no gabinete do Presidente da Comissão Especial da PEC 212, Deputado Sílvio Torres e, pessoalmente, ao Relator, Deputado Arnaldo Faria de Sá, solicitando a aprovação da proposta, que vai aliviar um pouco da carga dos estados e municípios em relação à dívida de precatórios. 

Para encerrar, Reinaldo foi até o Ministério da Saúde, acompanhado do Deputado Estadual Gustavo Valadares, onde se reuniu com o Secretário de Atenção à Saúde, Francisco Figueiredo, apresentando diversas demandas do município no setor, entre elas, a inclusão do Hospital Prefeito Macedo Couto na rede de urgência, a necessidade de veículos para a saúde e o credenciamento de novas equipes de Saúde da Família.

De acordo com o Prefeito Reinaldo, foi muito proveitosa a ida à Brasília. “Estamos batalhando, buscando recursos e soluções onde é possível. Contamos com apoio dos nossos deputados e temos certeza de que nossa luta vai render bons frutos para o município. Recebemos uma Prefeitura em estado de calamidade, o que dificulta muito nossa gestão, mas com o apoio de todos, vamos superar e conseguir alavancar nossos projetos”, destacou.

http://barroso.mg.gov.br


Mais Notícias

(c) 2017 - Prefeitura Municipal de Barroso
Endereço: Praça Santana, nº 120 Cep: 36.212-000 - Cidade: Barroso / MG
Tel.: (32) 3359-3000 - Email: sic@barroso.mg.gov.br

Versão: 2017.10.30
Desenvolvido por: