Menu Lateral
 
Barroso, 21 de Novembro de 2017 :: 24 visitantes online.

Cultura & Cidadania comemora um ano com Grupo Galpão na programação de agosto

Publicado em 29/07/2017 20:21:16


O projeto Cultura & Cidadania vai completar 12 meses de atividades em agosto e traz, para Barroso, uma programação intensa, com oficina e bate-papo com o ator Chico Pelúcio, do Grupo Galpão - de Belo Horizonte - que em 2017 completa 35 anos. Haverá também atividades do Galpão Cine Horto, o centro cultural do Grupo Galpão, como o espetáculo infantil do projeto sociocultural Conexão Galpão e o Programa de Ações Formativas em Teatro.

A programação do mês tem início já no dia 02, com a oficina “Encontro com o Grupo Galpão” que será realizada das 14h às 18h, no Teatro Municipal Professora Iracema Rocha. As inscrições são gratuitas e poderão ser realizadas de 24 a 31 de julho, na Secretaria de Turismo e Cultura de Barroso. Como as vagas são limitadas, haverá seleção dos participantes.
 


Ainda no dia 02, das 19h30 às 21h30, será realizado um bate-papo com o Grupo Galpão. O evento acontece na Escola Municipal Arthur Napoleão, no 3º andar do prédio do antigo FAPI. A entrada será gratuita, sujeita à lotação do espaço. Não é necessário fazer inscrição prévia.

No dia 03 de agosto, às 19h, será exibido o documentário “Romeu & Julieta no Globe Theatre”. A montagem da tragédia de Shakespeare foi um marco na carreira do Grupo Galpão. O encontro com o diretor Gabriel Villela significou a ousadia de fazer um clássico na rua. Ao texto original do espetáculo, juntam-se elementos da cultura popular brasileira e mineira, presente nas serestas e modinhas, nos adereços e figurinos que remetem ao interior profundo do Brasil. Desde sua estreia em 1992, "Romeu & Julieta" construiu uma carreira de sucesso de público e crítica, no país e no exterior, sendo apresentado em mais de sessenta cidades brasileiras e em nove países. Em julho do ano de 2000, coroou sua trajetória com uma série de apresentações em Londres, no palco do Shakespeare’s Globe Theatre, onde recebeu uma consagradora acolhida do público inglês, registrada neste documentário com direção de Paulo José. 
 

 

No dia 09 de agosto, o Conexão Galpão, projeto sociocultural do Galpão Cine Horto apresenta o espetáculo infantil “Manga Mangueira, Meu Pé de Brincadeira”, às 15h, na Praça Sant’Ana. O espetáculo, de classificação livre, conta a história de uma menina e um macaco, moradores de uma árvore e de um menino da cidade, que precisa levar dinheiro e comida para casa. Com a temática do meio ambiente, o público se diverte com as músicas e as brincadeiras dos três personagens que ao longo da história nos revelam seus sonhos, suas fantasias e seus medos. O espetáculo chama a atenção para a importância da preservação do meio ambiente e coleta de lixo.
 

 

Nos dias 10 e 11, será realizado o Programa de Ações Formativas em Teatro, uma formação do Galpão Cine Horto voltada a educadores e professores de escolas públicas e privadas de Barroso e região. As inscrições gratuitas podem ser feitas de 24 de julho a 04 de agosto, na Secretaria de Educação de Barroso. As vagas são limitadas e haverá seleção dos alunos. Serão formadas duas turmas, que participam da oficina conforme a programação abaixo.

SOBRE O GRUPO GALPÃO
Criado em 1982, o Grupo Galpão tem sua origem ligada à tradição do teatro popular e de rua. Desenvolve um teatro que alia rigor, pesquisa e busca de linguagem, com montagem de peças que possuem grande poder de comunicação com o público. A capacidade de adaptação e busca pelo novo fazem do Grupo Galpão uma das mais reconhecidas companhias de teatro do país, que conta com o patrocínio da Petrobras desde 2002. Paralelo à agenda de apresentações, o grupo mantém ainda o centro cultural Galpão Cine Horto, e espaço de pesquisa e formação em teatro, que funciona em Belo Horizonte desde 1998. Integram o Grupo Galpão os atores Antonio Edson, Arildo de Barros, Beto Franco, Chico Pelúcio, Eduardo Moreira, Fernanda Vianna, Inês Peixoto, Júlio Maciel, Lydia Del Picchia, Paulo André, Simone Ordones e Teuda Bara.

A Petrobras é patrocinadora do Grupo Galpão.

SOBRE O GALPÃO CINE HORTO
O Galpão Cine Horto é o centro cultural criado pelo Grupo Galpão na cidade de Belo Horizonte. Desde sua fundação, em 1998, é um espaço aberto à comunidade, comprometido com a pesquisa, a formação, o fomento e o estímulo à criação em teatro. Seu trabalho segue os mesmos princípios que norteiam o trabalho do Grupo Galpão, recebendo uma intensa programação de espetáculos, oficinas e cursos que privilegiam a reflexão sobre o fazer artístico e buscam o aperfeiçoamento de artistas e agentes culturais. Em todos os projetos que realiza está sempre em evidência o desejo de unir e reunir pessoas em torno do teatro para uma experiência coletiva.

CONFIRA OS DETALHES DA PROGRAMAÇÃO:

02 DE AGOSTO DE 2017

14h às 18h - Oficina Encontro com Grupo Galpão – com Chico Pelúcio
A proposta da oficina se baseia, num primeiro momento, na exposição e no conhecimento das regras do jogo cênico para que depois cada jogador possa se libertar delas ou utilizá-las em benefício próprio, podendo lançar mão de diferentes ferramentas para a criação. Brincar com os princípios que norteiam o trabalho do Grupo Galpão, ou seja, a vivência em grupo, a experimentação, o jogo, o estímulo ao ator como criador, a construção do teatro como coletivo, de maneira que o participante possa desenvolver sua atenção, escuta, disponibilidade e concentração, elementos imprescindíveis para a prática teatral.
Local: Teatro Municipal Professora Iracema Rocha (Rua Joaquim Meireles, 20 - Centro - antigo FAPI)
Público alvo: artistas, estudantes e professores acima de 16 anos e com experiência em teatro
Inscrições gratuitas de 24 a 31 de julho na Secretaria de Turismo e Cultura de Barroso ou pelo e-mail culturaecidadaniabso@gmail.com
Vagas limitadas. Haverá seleção. A relação dos alunos selecionados será divulgada dia 31/07

 


 

 



19h30 às 21h30 - Bate-Papo com Grupo Galpão
O bate-papo possibilita o desenvolvimento e a troca entre o público e o elenco do Grupo. É voltado para artistas, grupos e interessados em artes cênicas, que queiram desenvolver seus saberes artísticos através das atividades oferecidas, além de conhecer um pouco da história e da trajetória do Grupo Galpão.
Local: Escola Municipal Artur Napoleão (3ª andar antigo FAPI)
Entrada gratuita, sujeita à lotação do espaço. Classificação livre.


03 DE AGOSTO DE 2017

Grupo Galpão em Londres
19h Exibição do documentário “Romeu & Julieta no Globe Theatre” 
Local: Teatro Municipal Professora Iracema Rocha (Rua Joaquim Meireles, 20 - Centro - antigo FAPI)
Concepção e direção do espetáculo Romeu & Julieta: Gabriel Vilela
Direção geral do documentário: Paulo José
Duração: 81 minutos
Classificação livre


09 DE AGOSTO DE 2017

Manga Mangueira, Meu Pé de Brincadeira
Espetáculo Infantil do Conexão Galpão (Galpão Cine Horto)
15h na Praça Sant'Ana – Centro
Sinopse: Manga Mangueira, Meu Pé de Brincadeira conta a história de uma menina e um
macaco, moradores de uma árvore e de um menino da cidade, que precisa levar
dinheiro e comida para casa. Com a temática do meio ambiente, o público se diverte
com as músicas e as brincadeiras dos três personagens que ao longo da história nos
revelam seus sonhos, suas fantasias e seus medos. O espetáculo chama a atenção para a
importância da preservação do meio ambiente e coleta de lixo.
Classificação livre.
 

10 E 11 DE AGOSTO DE 2017

Programa de Ações Formativas em Teatro
Com Reginaldo Santos (Galpão Cine Horto)
Essa formação é destinada a professores de qualquer área de conhecimento e propõe um processo de reflexão sobre o teatro enquanto prática educativa dos docentes. Uma busca por caminhos e possibilidades para que o educador possa mediar uma proposta em que o acesso simbólico ao teatro seja instigado no aluno.
Turma 1: das 7h às 11h
Turma 2: das 14h às 18h
Local: Teatro Municipal Professora Iracema Rocha (Rua Joaquim Meireles, 20, Centro - antigo FAPI)
Inscrições gratuitas de 24 de julho a 04 de agosto na Secretaria de Educação de Barroso ou pelo e-mail culturaecidadaniabso@gmail.com
Público alvo: Professores de escolas públicas e privadas de Barroso e região 
Vagas limitadas. Haverá seleção. A relação dos selecionados será divulgada dia 05/08

Cultura & Cidadania
O projeto Cultura & Cidadania é uma realização da Vitral Bureau Cultural, com patrocínio da LafargeHolcim por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais e parceria cultural do Instituto Holcim, Prefeitura Municipal de Barroso, Câmara Municipal de Barroso, Secretaria de Turismo e Cultura, Secretaria de Educação, Rádio Liberdade FM, Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Serviços de Barroso – ACIB.

Mais informações
culturaecidadaniabso.blogspot.com.br
www.facebook.com/CulturaeCidadaniaBso
culturaecidadaniabso@gmail.com
Telefone de contato: 32-98874-5200
Whatsapp: 31-98256-6556

http://barroso.mg.gov.br


Mais Notícias

(c) 2017 - Prefeitura Municipal de Barroso
Endereço: Praça Santana, nº 120 Cep: 36.212-000 - Cidade: Barroso / MG
Tel.: (32) 3359-3000 - Email: sic@barroso.mg.gov.br

Versão: 2017.10.30
Desenvolvido por: