Menu Lateral
 
Barroso, 26 de Setembro de 2017 :: 51 visitantes online.

Produtores rurais de Barroso visitaram Fazenda Experimental em Coronel Pacheco

Publicado em 25/07/2017 18:25:04


No último dia 19 de julho, 13 produtores de leite e dois trabalhadores rurais de Barroso, acompanhados pelo Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Sidney Campos e do Extensionista da EMATER-MG, Alysson Ferreira, realizaram excursão técnica na EMBRAPA - Centro Nacional de Pesquisa de Gado de Leite, na Fazenda Experimental José Henrique Bruschi, em Coronel Pacheco. Há alguns meses, a APLeiteBR havia solicitado apoio ao Prefeito Reinaldo para a participação nas excursões, o que foi atendido neste evento. A excursão foi organizada pela equipe da Emater - MG, teve apoio da Prefeitura de Barroso, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e teve como objetivo obter informações junto aos pesquisadores da EMBRAPA sobre dois assuntos de grande demanda pelos produtores:

Controle estratégico do carrapato em bovinos
Onde a Pesquisadora Márcia Prata abordou aspectos sobre o comportamento do carrapato e as estratégias desenvolvidas pela EMBRAPA para efetuar o controle, sendo que parte desta trabalho inclui análise laboratorial de carrapatos serviço disponibilizado gratuitamente pela EMBRAPA. Este serviço permite ao produtor obter informações detalhadas sobre qual produto poderá ser usado de modo eficiente para reduzir os prejuízos causados pelo ataque de carrapatos nos bovinos que somam 3,24 bilhões de dólares por ano somente no Brasil.

Proposta da Pesquisadora: que os produtores de Barroso busquem orientação junto a EMATER-MG para serem atendidos pelos serviços que a EMBRAPA oferece para o controle estratégico do carrapato.

Administração da propriedade leiteira
O Pesquisador Sérgio Rustichelli Teixeira conduziu de modo interativo, palestra sobre principais aspectos a serem observados no processo de gestão da propriedade leiteira, tais como os fatores ligados a despesas sob a alimentação do rebanho que representa grande impacto no custo de produção do leite.

Proposta do Pesquisador: 
Caso produtores tenham interesse a EMBRAPA poderá comparecer em Barroso para prestar apoio nos aspectos ligados a gestão da propriedade leiteira.

Fazenda de Gado Mestiço
Ao final da excursão os participantes tiveram a oportunidade de comparecer uma das fazendas dentro do Centro de Pesquisa, destinado a estudos científicos na criação de gado de leite mestiço em regime de pastejo. 
O Técnico da EMBRAPA, José Augusto Salvatti conduziu visita a fazenda onde produtores puderam observar aos trabalhos que a EMBRAPA desenvolve para o avanço tecnológico do sistema de produção de leite em regime de pastejo.

"Este momento possibilitou aos participantes acesso a grande quantidade de informações que serão fundamentais para garantir o desempenho da produção leiteira no município de Barroso", declarou o extensionista da Emater-MG, Alysson Ferreira.

http://barroso.mg.gov.br


Mais Notícias

(c) 2017 - Prefeitura Municipal de Barroso
Endereço: Praça Santana, nº 120 Cep: 36.212-000 - Cidade: Barroso / MG
Tel.: (32) 3359-3000 - Email: sic@barroso.mg.gov.br

Versão: 2017.04.10
Desenvolvido por: