Menu Lateral
 
Barroso, 19 de Novembro de 2017 :: 35 visitantes online.

VIII Semana da Educação foi um sucesso!

Publicado em 14/07/2017 18:00:12


A Prefeitura de Barroso, por meio da Secretaria de Educação do município, realizou, entre os dias 03 e 14 de julho, a VII Semana da Educação. Do dia 03 ao dia 07, a programação contou com palestras nas escolas para os pais de alunos da rede municipal.

A abertura da VIII Semana da Educação foi realizada no dia 12 de julho e contou com a presença da Secretária Municipal de Educação, Andressa Borges, que fez discurso de abertura dando as boas-vindas aos profissionais da rede municipal de educação, ressaltando em sua fala que neste momento de crise, a educação é a ferramenta capaz de mudar nossa realidade. Destacou que a Semana da Educação é um momento de capacitação dos profissionais do Município, bem como de congratulação a educação de Barroso que sempre se destaca e é reconhecida a nível estadual e nacional.

A Secretária de Desenvolvimento Social , Ariane Figueiredo, representando o executivo municipal, cumprimentou de forma muito especial a todos os educadores da rede municipal de ensino, juntamente com a equipe pedagógica e gestora de cada escola presente. Segundo a secretária, ela  se sente confortável para falar para educadores, pois conheço de perto as demandas enfrentadas pelos educadores nos diversos espaços escolares, em especial a sala de aula. Citou os educadores Paulo Freire e Anísio Teixeira,  deixando evidente que o processo educativo é uma construção coletiva e precisa acontecer tendo como principais atores os alunos. Destacou ainda que é necessário reafirmar a democracia em nossas escolas, para que assim possamos construir uma sociedade mais justa,  sem prioridades políticas e interesses  individuais. “Nossa bandeira é a bandeira de uma educação democrática, justa e igualitária”, disse Ariane Figueiredo.

Parabenizou a Secretaria Municipal de Educação, que neste momento de crise e dificuldades financeiras, conseguiu com muito empenho, realizar essa Semana, tão importante para nosso município, afirmando que a Oitava Semana de Educação é com certeza um marco, pois demonstra que tanto a Secretaria de Educação, quanto todos os profissionais da área educacional estão de fato preocupados com as pessoas, e principalmente com os alunos. Essa Semana é uma oportunidade de refletir a prática docente de forma coletiva, de repensar métodos, criar estratégias, de fortalecer nossa democracia.

A abertura teve a palestra com o tema: "Educação, processo social, trabalho em rede: responsabilidade de todos", proferida pela Diretora Executiva da Undime/MG, Sra. Suely Duque Rodarte. A palestrante iniciou sua fala de forma cuidadosa, destacando o nino de nosso município. Parabenizou por estar presente no evento, secretários de outras áreas e vereadores, fato este que demonstra que a atual gestão está em sintonia e que todos estão interessados com a educação no Município, que não é tarefa apenas da Secretaria de Educação, enfatizando que ficou inteiramente satisfeita com o que viu e ouviu. 

Ao falar sobre motivação docente, Suely destacou que, se todos os profissionais estavam ali presentes, é porque os mesmos têm conhecimento de seu papel e também tem consciência de suas escolhas profissionais. Sua fala transcorreu de forma clara e objetiva, sempre embasada pelas leis que regem a Educação brasileira  e o contexto diário das instituições de ensino.

A equipe de Belo Horizonte da OAB VAI A ESCOLA esteve presente e, em parceria com subseção da OAB de Barroso, lançou o programa "Direito na escola". Foi explicado às professoras como funciona o programa e apresentada a equipe de advogados de Barroso que iniciarão as atividades nas escolas a partir de Agosto.

SEGUNDO E TERCEIRO DIA

No Segundo dia da Semana da Educação, as professoras da rede contaram com oficinas diversas, realizadas pela equipe de professores da UFSJ e por equipe do projeto Cultura e cidadania. Grande foi o conhecimento passado às professoras do Município que saíram encantadas com as capacitações oferecidas. No auditório, foi montado um planetário, que chamou a atenção e encantou as participantes.

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sentadas e área internaNo terceiro dia da Semana da Educação, foi a vez dos auxiliares de secretaria e motoristas realizarem oficinas. A Polícia Militar capacitou os motorista com palestra sobre educação no trânsito e direção defensiva. Já os auxiliares de secretaria passaram por palestra motivacional junto a equipe do CREAS. As serviçais da rede fizeram oficina com equipe da EMATER/MG, sobre as boas práticas no preparo das refeições.

A imagem pode conter: 9 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé e área interna

Fechando a VIII Semana da educação, tivemos a apresentação das finalistas ao 1º Prêmio Professor de Práticas pedagógicas, concurso lançado pela atual gestão para reconhecimento e valorização dos professores. As finalistas de cada categoria, educação infantil e ensino fundamental, foram premiadas com um tablet. O Prefeito de Barroso, Reinaldo Fonseca, esteve presente e foi um dos jurados do concurso, fazendo também a entrega dos prêmios às ganhadoras, juntamente com a Secretária Andressa Borges.

Ao final da premiação, as profissionais da rede tiveram uma sessão cinema especial, com apoio do Projeto Cultura & Cidadania.

A VIII Semana da Educação contou com o apoio da Secretaria de Turismo e Cultura, Secretaria de Desenvolvimento Social, PMMG, OAB/MG, UFSJ, UNDIME/MG, EMATER, Projeto Cultura e Cidadania. Patrocínio: CEMTAL, Mercadinho do Rivaldo, Oral Dent - Clínica Dr Roberth, Sindicato dos Servidores públicos Municipais.

Confira mais fotos na página da Secretaria de Educação no Facebook. Clique aqui.

 

http://barroso.mg.gov.br


Mais Notícias

(c) 2017 - Prefeitura Municipal de Barroso
Endereço: Praça Santana, nº 120 Cep: 36.212-000 - Cidade: Barroso / MG
Tel.: (32) 3359-3000 - Email: sic@barroso.mg.gov.br

Versão: 2017.10.30
Desenvolvido por: