Menu Lateral
 
Barroso, 27 de Julho de 2017 :: 50 visitantes online.

Pela primeira vez, Prefeitura de Barroso repassa ICMS Ecológico à Ascab

Publicado em 14/07/2017 17:08:06


Um momento histórico para a Associação de Catadores e Recicladores de Materiais Reaproveitáveis de Barroso (Ascab) marcou a tarde desta sexta-feira (14), quando o Prefeito, Reinaldo Fonseca, realizou a entrega de um cheque no valor de R$ 8 mil para a instituição, repassados com recursos do ICMS Ecológico, benefício que o município voltou a receber este ano, depois de ter ficado sem o recebimento desde julho de 2015.

A partir de agora, todo mês a Prefeitura irá repassar esse recurso à Ascab, que tem parte de sua equipe trabalhando na Usina de Triagem e Compostagem, como reconhecimento pelo trabalho que a entidade realiza, uma vez que o município poderia fazer outros investimentos com esses recursos. Ao todo, 13 trabalhadores da associação estão na Usina e 11 na coleta seletiva no município. "Voltamos a receber o ICMS Ecológico e, pela primeira vez, a Ascab tem seu trabalho reconhecido e passa a receber parte desses recursos. A instituição desempenha papel de grande relevância na separação de resíduos em Barroso e teve sua contribuição para que o município recebesse o ICMS Ecológico, portanto, nada mais justo do que investirmos nessa instituição, cujo potencial é muito grande", destacou o prefeito.

De acordo com o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Sidney Campos, a Ascab poderia reciclar ainda mais materiais, só depende da colaboração dos moradores. "Se a maioria da população separasse seus resíduos pelo menos em recicláveis e não-recicláveis, o volume reciclado pela Ascab seria muito maior e, portanto, além de aumentar a renda dos integrantes da associação, também contribuiria mais para a preservação do meio ambiente", declarou.

A Procuradora Jurídica do município, Kelle Campos, também esteve presente e destacou a satisfação da administração por esse momento, que esbarrou em muita burocracia para que chegasse ao recebimento dos recursos pela Ascab. Uma das etapas foi a readequação do estatuto da associação, que precisou ser alterado e ganhar um novo registro para que a instituição pudesse receber esses recursos, que também tiveram que ser autorizados por Projeto de Lei aprovado pela Câmara Municipal de Barroso.

http://barroso.mg.gov.br


Mais Notícias

(c) 2017 - Prefeitura Municipal de Barroso
Endereço: Praça Santana, nº 120 Cep: 36.212-000 - Cidade: Barroso / MG
Tel.: (32) 3359-3000 - Email: sic@barroso.mg.gov.br

Versão: 2017.04.10
Desenvolvido por: