Menu Lateral
 
Barroso, 17 de Novembro de 2017 :: 109 visitantes online.

Campanha de Combate a Exploração Sexual Contra a Criança e o Adolescente foi um sucesso!

Publicado em 07/06/2017 13:33:36


Entre os dias 29 de maio e 03 de junho, a Secretaria de Desenvolvimento Social de Barroso realizou a Campanha de Combate a Exploração Sexual Contra a Criança e o Adolescente, que mobilizou um grande público, que incluiu todos os alunos das escolas municipais, estaduais e particulares, além do público geral, mobilizando grande parcela da população barrosense em diversas atividades, que tornaram possíveis o cumprimento dos objetivos da campanha, que foram a prevenção e o enfrentamento da violência sexual no nosso Município, com ênfase na autoproteção de crianças e adolescentes contra o abuso e a exploração sexual.

De acordo com a Secretária de Desenvolvimento Social, Ariane Figueiredo, a iniciativa da Secretaria, juntamente com o CREAS, diante da triste realidade do abuso e exploração sexual que temos vivenciado, visou divulgar a temática nos diversos meios de comunicação, pautando a mídia e buscando envolvimento de parceiros na perspectiva da sensibilização não só das crianças e dos adolescentes, mas também das famílias e de toda a sociedade para a necessidade de se autoproteger no cotidiano das moradias, creches, escolas, espaços de lazer, entre outros. “Nossa campanha foi ampla, abrangente e acima de tudo humana. Quero aqui deixar meus sinceros agradecimentos a todas as pessoas que tornaram possível cada iniciativa e dizer que o trabalho continua, queremos atuar junto da sociedade barrosense e para ela. Nosso objetivo são as pessoas e alcançar o melhor delas”, declarou.

A Articuladora de Proteção Especial, Thássia Velho, afirma que o engajamento do público foi um dos pontos fortes da campanha. “Tivemos muita receptividade nas empresas que nos apoiaram, nas escolas que visitamos, além da participação de várias famílias, líderes religiosos, conselheiras tutelares, empresários e demais membros de nossa comunidade durante todo o evento para a mobilização da sociedade em geral. A campanha atingiu o objetivo inicial e é muito gratificante saber que conseguimos sensibilizar a população muito além do que imaginávamos sobre um assunto de tamanha complexidade. Muito obrigada a todos que contribuíram direta ou indiretamente para que tudo pudesse acontecer de forma tão satisfatória e bonita! Obrigada a secretária Ariane pela confiança, apoio e presença. Foi um sucesso! Despeço-me com uma frase que levo para a minha vida após assumir a coordenação do CREAS: ‘O auxílio ao próximo é nosso maior e melhor investimento’”, destaca.

Natália de Paula, que é Auxiliar Administrativa, destacou a abrangência da campanha, envolvendo um público diversificado. "Por meio das atividades realizadas na campanha, diversas pessoas de diferentes idades e segmentos da sociedade foram alcançadas e mobilizadas para lutarmos juntos contra esse triste problema que aflige cada vez mais crianças e adolescentes. O objetivo foi alcançado, sendo este o início de um grande trabalho em prol da proteção de nossas crianças".

A Advogada do Creas, Hamaraline Carrara, enfatizou a importância da campanha, que despertou grande interesse e engajamento do público-alvo, para tratar de tratando de uma situação tão complexa. A Psicóloga do Creas, Lucimara Andrade, destacou que a denúncia é um dos passos pricipais para o enfrentamento do problema. "A intenção da Campanha foi mobilizar e convocar a população de Barroso a participar desta luta, e, principalmente proteger nossas crianças e adolescentes. Com isso, alertamos a sociedade que esse tipo de violência só é investigada e punida se existir denúncia”.

A Assistente Social Vanessa Oliveira Santos afirma que a campanha ajudou a quebrar um pouco do tabu que existe sobre o assunto na sociedade. “Por mais que seja difícil, precisamos tratar do assunto, que foi muito bem abordado, principalmente nas escolas".

Destaque ainda para o apoio do Projeto Cultura & Cidadania, que trouxe a apresentação cênica “Os Cumpadis”, que abordou de forma irreverente o assunto no dia do encerramento.

A realização da campanha foi a custo praticamente zero, devido ao apoio de patrocinadores e colaboradores. São eles:

Patrocinadores: Cemtal Mineração; JR Som Automotivo; Supermercado Melo; Posto Barroso; Conara; Satec; José Alcino Serviços; Top Ar - Ar Condicionado; Auto Vidros Barroso; Bar do Jorge; Loja Casa Popular; Tecsat; Veículos Avenida; Casa do Fazendeiro e Usichapas.

Colaboradores: Associação dos Moradores do Bairro São José, LafargeHolcim, Projeto Juventude em Ação e Secretaria de Saúde.

Clique aqui, curta a página da Secretaria de Desenvolvimento Social no Facebook e confira todas as fotos da campanha.

Diferença entre Abuso e Exploração Sexual

abuso sexual envolve contato sexual entre uma criança ou adolescente e um adulto ou pessoa significativamente mais velha e poderosa. As crianças, pelo seu estágio de desenvolvimento, não são capazes de entender o contato sexual ou resistir a ele, e podem ser psicológica ou socialmente dependentes do ofensor. O abuso acontece quando o adulto utiliza o corpo de uma criança ou adolescente para sua satisfação sexual. Já a exploração sexual é quando se paga para ter sexo com a pessoa de idade inferior a 18 anos. As duas situações são crimes de violência sexual.

Denúncias

No Brasil  o “Disque 100”, criado pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, é um serviço de recebimento, encaminhamento e monitoramento de denúncias de violência contra crianças e adolescentes. Os dados mostram que, de março de 2003 a março de 2011, o Disque recebeu 52 mil denúncias de violência sexual contra este público, sendo que 80% das vítimas são do sexo feminino.

O Disque 100 funciona diariamente de 8h às 22h, inclusive aos finais de semana e feriados. As denúncias são anônimas e podem ser feitas de todo o Brasil por meio de discagem direta e gratuita para o número 100; e do exterior pelo número telefônico pago 55 61 3212-8400 ou pelo endereço eletrônico: disquedenuncia@sedh.gov.br.

http://barroso.mg.gov.br


Mais Notícias

(c) 2017 - Prefeitura Municipal de Barroso
Endereço: Praça Santana, nº 120 Cep: 36.212-000 - Cidade: Barroso / MG
Tel.: (32) 3359-3000 - Email: sic@barroso.mg.gov.br

Versão: 2017.10.30
Desenvolvido por: