Menu Lateral
 
Barroso, 23 de Outubro de 2017 :: 126 visitantes online.

Sessão solene da Câmara de Barroso celebrou a Conjuração Mineira

Publicado em 21/04/2017 16:48:00


A Câmara Municipal de Barroso realizou, na noite desta quinta-feira, 20 de abril, sua segunda sessão solene do ano. Desta vez, em comemoração à Inconfidência Mineira, principal movimento político da história do Brasil, que teve como principal nome o Alferes Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes. A sessão aconteceu às 19 horas e contou com entrega de honrarias e também uma palestra, para um plenário repleto de convidados.
 
No protocolo da sessão, foram homenageados os fotógrafos participantes da exposição “Resquícios da Inconfidência Mineira”, na qual os barrosenses do grupo de Facebook “Olhares de Barroso” foram convidados a fotografar sobre o tema, cuja exposição permanece no hall do Palácio dos Três Poderes até o dia 23 de abril. Além deles, os participantes do Concurso de Desenho e Redação promovido pelo Legislativo foram agraciados, recebendo medalhas e diplomas dos vereadores.
 
Após a entrega das homenagens, o presidente da Câmara, Vereador Baldonedo Arthur Napoleão, realizou a chamada dos Inconfidentes, destacando o nome de cada um dos 25 herois da pátria. Na sequência, aconteceu uma palestra sobre a Inconfidência Mineira, apresentada pelo acadêmico José Antônio de Ávila Sacramento, membro do Instituto Histórico e Geográfico e da Academia de Letras de São João del-Rei. A noite festiva foi encerrada com um café servido aos presentes, produzido pelas integrantes do projeto “Mãos na Massa”.
 
O Prefeito de Barroso, Reinaldo Fonseca, participou da reunião e fez um breve discurso. Em suas palavras, destacou a luta e o exemplo da Inconfidência. "O legado de Tiradentes e dos demais Inconfidentes vai além da liberdade e da autonomia do país perante seu colonizador. É também um legado de sentimento de Pátria, compromisso e amor pela nação. Devemos olhar a bravura desses homens com respeito e reverência, servindo de espelho para nós e para o nosso futuro. Em uma das reuniões dos Inconfidentes, Tiradentes disse: 'O papel mais arriscado, quero-o para mim'. Inspirados nessa frase, devemos, igualmente, abraçar nossos postos de gestores públicos e trazer para nós essa responsabilidade", pontuou o prefeito. 
 
De acordo com Baldonedo, é fundamental que nossa região se lembre de celebrar o movimento da Inconfidência Mineira, justamente por ser tratar do berço onde a conjuração foi fomentada. O presidente do Legislativo aproveitou a oportunidade para agradecer aos participantes da exposição de fotografias, também aos que enviaram suas produções para o Concurso de Desenho e Redação, às professoras responsáveis pela avaliação das produções, ao palestrante José Antônio de Ávila Sacramento e a todos que, direta ou indiretamente, contribuíram para a promoção das comemorações da Inconfidência Mineira em Barroso.
 
Confira todas as fotos na página da Prefeitura de Barroso no Facebook. Clique aqui.
 

http://barroso.mg.gov.br


Mais Notícias

(c) 2017 - Prefeitura Municipal de Barroso
Endereço: Praça Santana, nº 120 Cep: 36.212-000 - Cidade: Barroso / MG
Tel.: (32) 3359-3000 - Email: sic@barroso.mg.gov.br

Versão: 2017.04.10
Desenvolvido por: