Menu Lateral
 
Barroso, 29 de Maio de 2017 :: 22 visitantes online.

Fogo da Inconfidência chega a Barroso para comemorações da Câmara Municipal

Publicado em 19/04/2017 17:53:53


Na manhã desta quarta-feira, 19 de abril, a cidade de Barroso recebeu o chamado “Fogo da Inconfidência”, vindo da vizinha Tiradentes, trazido pelo Prefeito da cidade, senhor José Antônio do Nascimento. No trevo de Barroso, a tocha foi entregue a uma comitiva de cavaleiros, que conduziu o fogo até o Palácio dos Três Poderes, onde o Prefeito Reinaldo Fonseca o recebeu e acendeu a Pira da Inconfidência, dando início às celebrações da Inconfidência Mineira no município.
 
Na cerimônia, que contou com hasteamento das bandeiras ao som da Banda de Música Municipal de Barroso, foi registrada a presença de diversas autoridades das cidades de Tiradentes, Barbacena e Prados, além de vereadores de Barroso, secretários municipais, assessores, professores, servidores e alunos das escolas do município e também populares. Os prefeitos de Tiradentes e Barroso e o presidente da Câmara Municipal de Barroso, Baldonedo Arthur Napoleão, fizeram breve uso da palavra e ressaltaram a importância do evento, agradecendo também a presença do público.


 
Na oportunidade, foi aberta a exposição fotográfica “Resquícios da Inconfidência Mineira”, composta por registros feitos pelos fotógrafos profissionais e amadores do grupo de Facebook “Olhares de Barroso”, que foram convidados a fotografar sobre o tema. Ao todo, são 21 registros, que ficarão em exposição até o feriado de 21 de abril.
 
A programação das comemorações da Inconfidência Mineira em Barroso seguem nesta quinta-feira, dia 20, com sessão solene, às 19 horas, no Plenário da Câmara Municipal, além da parceria com a 29ª edição da Cavalgada da Inconfidência, na manhã de sexta-feira, dia 21, idealizada por Baldonedo, que reúne mais de mil cavaleiros e amazonas, em evento que percorre o trajeto de Tiradentes a São João del-Rei, pelos caminhos da Estrada Real.
 
A programação, que tem apoio da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura de Barroso, ainda reserva as seguintes atrações:
 
 
20 DE ABRIL (5ª FEIRA)
 
09h00: Reabertura da exposição fotográfica;
 
19h00: Na Câmara Municipal, Sessão Solene com entrega dos prêmios do Concurso de Desenho e Redação, além de outras honrarias. Palestra sobre a Inconfidência Mineira pelo acadêmico José Antônio de Ávila Sacramento, membro do Instituto Histórico e Geográfico e da Academia de Letras de São João del-Rei.
 
 
21 DE ABRIL (6ª FEIRA)
 
09h00: Viagem dos vencedores do Concurso de Desenho e Redação, com acompanhante, à cidade de Tiradentes, com visita guiada aos principais pontos turísticos.
 
10h00: Participação dos vencedores do Concurso de Desenho e Redação na solenidade da Prefeitura Municipal de Tiradentes em homenagem à Inconfidência Mineira e saída da 29ª Cavalgada da Inconfidência, da cidade de Tiradentes com destino a São João del-Rei, percorrendo o trajeto da Estrada Real. Os cavaleiros e amazonas de toda a região estão convidados para participar, no cortejo que segue até São João del-Rei. Na chegada, cerimônia solene para relembrar a morte do chamado “Mártir da Inconfidência”.
 
12h00: Os vencedores do Concurso de Desenho e Redação participarão da recepção à 29ª Cavalgada da Inconfidência, na cidade de São João del-Rei, onde todos acompanharão a solenidade em homenagem à Inconfidência Mineira, com hasteamento de bandeiras, Hino Nacional, discurso oficial, chamada dos Inconfidentes e, na sequência, um almoço, oferecido pela Prefeitura Municipal de São João del-Rei, através de sua Secretaria de Cultura.

Confira todas as fotos na página da Prefeitura de Barroso no Facebook. Clique aqui.

 

http://barroso.mg.gov.br


Mais Notícias

(c) 2017 - Prefeitura Municipal de Barroso
Endereço: Praça Santana, nº 120 Cep: 36.212-000 - Cidade: Barroso / MG
Tel.: (32) 3359-3000 - Email: sic@barroso.mg.gov.br

Versão: 2017.04.10
Desenvolvido por: