Menu Lateral
 
Barroso, 26 de Julho de 2017 :: 132 visitantes online.

Psicólogo infantil conversa com diretores de escola sobre bullying

Publicado em 31/03/2017 00:00:00


Na manhã desta sexta-feira (31), o Psicólogo Infantil do Programa Bem Viver de Barroso, Antônio Ambrósio Júnior, realizou uma reunião com diretores de escolas estaduais de Barroso, com objetivo de tratar sobre o problema do bullying nas escolas. De acordo com o psicólogo, a demanda de pacientes que sofrem os mais variados tipos de bullying é cada vez mais crescente e o tema é preciso ser discutido com mais atenção, para que seja amenizado.

O Prefeito de Barroso, Reinaldo Fonseca, esteve presente e declarou que o problema não deve ser encarado de forma isolada, apenas pelas escolas estaduais e colocou os serviços públicos municipais, seja da saúde, da educação ou do desenvolvimento social, à disposição para enfrentar de forma conjunta. Reinaldo destacou que na educação infantil é fundamental já combater o bullying, para evitar que o problema chegue aos alunos na adolescência.

O psicólogo Antônio declarou que o bullying é um tipo de violência que traumatiza muito o indivíduo e pode causar efeitos negativos não só na vida escolar, mas se refletir por toda a vida do paciente, prejudicando seu bem estar.

A principal reclamação dos diretoras foi em relação à participação das famílias na vida escolar dos alunos. Segundo elas, os pais dos alunos que mais precisam são os que menos participam e o problema acaba tendo qeu ser enfrentado somente pela escola, o que dificulta a solução.

Programa Bem Viver

O Programa Bem Viver, criado pelo CISVER há onze anos, nasceu da necessidade de se tratar e cuidar pacientes com transtornos mentais, sob outra ótica senão a de hospitais psiquiátricos. Através do acompanhamento psicológico, dos tratamentos psiquiátricos e neurológicos, é possível proporcionar ao cidadão qualidade no tratamento da doença e no convívio social e familiar, pois é sabido que o estabelecimento de relações interpessoais ajudam na melhora de quadros como depressão, ansiedade, alcoolismo e outros, o que reforça ainda mais a importância do Bem Viver como componente na estrutura da saúde no município.

O Programa Bem Viver oferece aos portadores de sofrimento mental acolhimento, consultas ambulatoriais, participação de oficinas terapêuticas, além de visitas domiciliares.

Através desse Programa,  o Cisver tem registrado grande diminuição de crises e  internações, a melhora no convívio social e familiar, o desenvolvimento de aptidões artísticas, garantindo assim, maior qualidade de vida ao cidadão e à comunidade.

Desde que foi implantado,  é perceptível uma considerável melhora no que tange ao número de internações psiquiátricas.

Conclui-se que através da junção CISVER e iniciativa municipal é possível reverter o quadro de sofrimento mental, amenizando crises e, consequentemente, promovendo melhor qualidade de vida ao cidadão munícipe.

http://barroso.mg.gov.br


Mais Notícias

(c) 2017 - Prefeitura Municipal de Barroso
Endereço: Praça Santana, nº 120 Cep: 36.212-000 - Cidade: Barroso / MG
Tel.: (32) 3359-3000 - Email: sic@barroso.mg.gov.br

Versão: 2017.04.10
Desenvolvido por: