Menu Lateral
 
Barroso, 20 de Agosto de 2017 :: 47 visitantes online.

Nota de esclarecimento sobre a vacinação contra a Febre Amarela

Publicado em 14/03/2017 00:00:00


A Secretaria Municipal de Saúde de Barroso, através do Secretário, Delson Rodrigues da Silva, primeiramente gostaria de esclarecer a respeito da realidade da febre amarela no estado de Minas Gerais. De acordo com o Informe Epidemiológico da Febre Amarela divulgado em 10/03/2017, atualmente temos em Minas um total de 89 municípios com casos suspeitos, sendo 49 municípios com casos confirmados. Há um total de 135 municípios com rumor de epizootias (macacos contaminados), 88 municípios com epizootias em investigação e 94 municípios com epizootias confirmadas para febre amarela.

  • Óbitos 

Dos 1093 casos notificados até o momento, 272 foram confirmados no estado. 187 casos evoluíram para óbito, dos quais 109 foram confirmados para febre amarela. Entre os óbitos confirmados, 88,9% foram do sexo masculino, com média de idade de 45 anos.

As principais ações estão sendo direcionadas aos municípios da jurisdição das unidades regionais de Teófilo Otoni, Governado Valadares, Coronel Fabriciano e Manhumirim, onde se concentram todos os casos confirmados de morte por Febre Amarela. No restante do estado, está sendo feita a intensificação da vacinação, assim como em Barroso.

  • Vacinação em Barroso

De acordo com a coordenadora do Programa Saúde da Família, Larissa Bartolini Melga, já foram disponibilizadas para Barroso, de janeiro a março de 2017, 3760 doses da vacina através da regional de Saúde, para a intensificação da vacinação contra a Febre Amarela. 

“Ano passado foi feita em Barroso uma campanha para atualização dos cartões de vacina, assim, segundo a regional de saúde de São João del-Rei, teoricamente todas as pessoas deveriam estar com a vacina da Febre Amarela em dia. No entanto, isso não ocorreu, muitas pessoas não procuraram seu ESF para atualizar seu cartão, o que trouxe um grande transtorno para nós este ano, pois aumentou imensamente a procura pela vacina. Com isso, a regional só nos envia a quantidade de vacina para mantermos a rotina da vacinação com a intensificação focada na zona rural.”

Como prova da intensificação da vacinação, foi feita uma comparação com base nos dados do Sistema de Informação de Insumos Estratégicos (SIES) das doses recebidas em nosso município, de janeiro a dezembro de 2016 com as doses recebidas de janeiro a março de 2017. As doses recebidas em Barroso, de Janeiro a Dezembro de 2016, somam um total de 3710, contra 3880 doses de Janeiro a Março de 2017.

Informamos que toda a zona rural barrosense se encontra vacinada, fazendo assim uma barreira imunológica em nossa cidade. 

Com a alta procura da vacina, atualmente todos os ESFs possuem vacina para rotina, priorizando a população rural e crianças de 09 meses e o reforço aos 4 anos. Ao procurar seu ESF para vacinação, solicitamos à população que leve seu cartão de vacina, documento com foto e o cartão do SUS. Os ESFs funcionam de 08h as 17h de segunda a sexta.

http://barroso.mg.gov.br


Mais Notícias

(c) 2017 - Prefeitura Municipal de Barroso
Endereço: Praça Santana, nº 120 Cep: 36.212-000 - Cidade: Barroso / MG
Tel.: (32) 3359-3000 - Email: sic@barroso.mg.gov.br

Versão: 2017.04.10
Desenvolvido por: