Menu Lateral
 
Barroso, 29 de Abril de 2017 :: 87 visitantes online.

Barroso recebe kit feira para atendimento à agricultura familiar

Publicado em 08/03/2017 00:00:00


Nesta terça-feira (7/3), no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte, o governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, fez a entrega oficial de 61 kits feira livre e 26 caminhões baú isotérmicos para representantes da agricultura familiar de Minas Gerais. Os investimentos somam cerca de R$ 3,7 milhões, beneficiando 69 municípios e 17 organizações de agricultores familiares. Barroso foi beneficiado com um kit feira, conquista que a Emater vem buscando para o município há mais de quatro anos.

O município de Barroso foi contemplado com um kit feira, através de uma emenda parlamentar do Deputado Estadual Cristiano da Silveira, com apoio também do Deputado Federal Reginaldo Lopes, que fizeram a mediação com o governo do estado.

Estiveram presentes, na cerimônia, o Prefeito de Barroso, Reinaldo Fonseca; o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Sidney Campos; a Vereadora Vera Rodrigues, acompanhada de seu esposo, Celso; os representantes da Emater Barroso, Alysson Ferreira e Thatiana Garcia e a Secretária da ApLeite BR, Franceslea Gomes, representando a entidade, através da qual os kits serão entregues.

Valorização da Agricultura Familiar

Segundo o prefeito Reinaldo, o kit feira vai permitir o fortalecimento da Feira Livre em Barroso, que terá um papel fundamental na valorização dos agricultores familiares do município. "A Feira Livre é uma forma importante de geração de renda para os produtores da agricultura familiar e suas famílias, principalmente aqueles em situação de vulnerabilidade social. Com esse kit feira, vamos poder oferecer uma forma de geração de renda para essas famílias, melhorando consideravelmente sua qualidade de vida. Os kits ainda ajudam também a agregar valor aos produtos, promovendo maior organização da feira, o que reflete em aumento nas vendas", explicou.

Reinaldo ainda destacou a importância de apoiar o setor da agricultura, que é responsável por levar os alimentos a nossas mesas, sendo uma das principais áreas que alavancam a economia brasileira e tendo também um grande potencial em nosso município.

De acordo com o técnico da Emater de Barroso, Alysson Ferreira, afirmou que o kit feira vai auxiliar na valorização do agricultor familiar de Barroso. "A Feira Livre permitirá a comercialização direta da produção entre produtor e consumidor. Esta ação possibilitará a valorização do trabalho em regime de produção familiar, proporcionando ocupação e renda para Agricultores Familiares e potencialização da economia local", declarou.

Além de deputados estaduais e prefeitos, o evento também contou com a presença de representantes de entidades ligadas à agricultura familiar, além dos secretários estaduais de Desenvolvimento Agrário (Seda), Professor Neivaldo, de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Pedro Leitão, de Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Sedinor), Gustavo Xavier, e de Governo (Segov), Odair Cunha.

Entregas

A entrega faz parte do programa “Do Campo à Mesa”, realizado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário (Seda) e que prevê ações e projetos voltados ao apoio à produção sustentável, agregação de valor e comercialização de produtos da agricultura familiar e da reforma agrária. O objetivo é o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar, atuando diretamente na superação dos desafios para a produção de alimentos mais saudáveis, geração de renda, além de colaborar com a segurança alimentar e nutricional da população.

Os 61 kits fazem parte do Projeto de Apoio às Feiras Livres da Agricultura Familiar (Aqui tem Feira!), que integra o programa “Do Campo à Mesa”. Os recursos são frutos de emendas parlamentares.

Cada kit é composto por 10 barracas, 20 jalecos, 60 caixas plásticas e duas balanças digitais, totalizando 5.520 itens. Os kits oferecem mais infraestrutura para o agricultor expor e vender suas mercadorias. As feiras livres são um importante canal de comercialização da produção agrícola, já que reduzem a distância entre quem produz e quem consome.

http://barroso.mg.gov.br


Mais Notícias

(c) 2017 - Prefeitura Municipal de Barroso
Endereço: Praça Santana, nº 120 Cep: 36.212-000 - Cidade: Barroso / MG
Tel.: (32) 3359-3000 - Email: sic@barroso.mg.gov.br

Versão: 2017.04.10
Desenvolvido por: